Um Caldeirão de Emoções

Natália Medeiros (@medeiros_natalia) (25), mãe de Nicolas (1), morando em Campina Grande-PB, entusiasta em engenharia, resignifiquei-me e encontrei propósito na maternidade. Mãe aprendedora interessada em temas que possam melhorar o meu maternar, como conhecer os saltos do desenvolvimento da criança através das Semanas Mágicas. Precisamos conhecer o mundo para apresentá-lo aos nossos filhos e precisamos conhecer a nós mesmos para saber como fazer. Desenvolvo experiências sensoriais naturais para bebês e estudo Montessori e Disciplina Positiva continuamente.

Toda criança precisa de supervisão. Um bebê precisa de atenção constante.

Estou sentada no chão brincando com o meu filho. Estou olhando para ele quando ele sai engatinhando de um brinquedo ao outro. Ele para no meio do caminho e chora.

Ele não caiu, não se machucou nem está frustrado. Mas chora como se o mundo fosse acabar, com bico e lágrimas rolando. Eu apenas o abraço e digo que estou aqui. Depois, verifico o calendário das Semanas Mágicas e percebo que ele entrou em mais um salto.

Vem cá filho, mamãe te entende. Te entendo até onde alcança a minha capacidade de quem não lembra de quando passou pelas mesmas angústias e desafios que você passa agora. É muito estranho e desafiador ser um ser humano em desenvolvimento. São tantas habilidades e mudanças. Tanto a conhecer e dominar. Pode dar medo. Pode incomodar. Pode frustrar. Pode assustar. E faz parte!

A mim, cabe o papel de estar presente e acolher. Cuidar de mim para poder oferecer a minha melhor versão. Buscar tranquilidade e segurança. Te abraçar e te dizer, estou aqui para o que você precisar. Esse sentimento não vai passar, mas eu posso te ajudar a lidar com ele conforme aprendo a lidar com os meus.

Sabe filho, ainda hoje, como adulta, ainda preciso lidar com sentimentos semelhantes. Dá vontade de chorar como você. E o seu abraço me ajuda a passar por tudo isso. Então, espero que o meu abraço e o meu colo te ajudem também.